
“Digo-vos a verdade: é melhor para vós que Eu vá, pois, se Eu não for, o Paráclito não virá a vós; mas se Eu for, Eu vo-lo enviarei” (Jo 16:7)
Quando a pessoa repousa e fica perturbada o que se deve fazer?
Qual a diferença de Batismo no Espirito Santo e Repouso no Espirito Santo?
Porque existem pessoas que não repousam no Espírito Santo?
Qualquer um pode ensinar como repousar e isso pode ser feito em casa?
O repouso no Espírito Santo é hipnose?
Quando a pessoa repousa e fica perturbada o que se deve fazer?
Quando a pessoa cai e fica perturbada não é repouso no Espirito Santo. O repouso dá sempre frutos do Espírito Santo (paz, alegria, etc.). A pessoa pode cair possuída pelo demónio e aí os sintomas são diferentes: As pessoas perdem a consciência (no repouso Deus nunca nos tira a consciência), ficam com a cabeça pesada, perturbadas, com falta de paz. etc. Nos meus retiros no Brasil vi que há muitas pessoas que caiem mas possuídas pelo demónio (e não no repouso). Mas como muitos são demónios mudos eles não se manifestam (as pessoas não se mexem) e por isso as outras pessoas pensam que elas estão a repousar. Mas não estão. Estas pessoas na oração quando se impõem as mãos também se sentem empurradas sem o serem. Quando são outro tipo de demónios (que não os mudos) as pessoas reagem e gritam, grunhem, vozes cavernosas, estrabucham, arrastam-se pelo chão, deslizam como serpentes, etc. e aí não temos duvidas das possessões. O problema é com os demónios mudos porque as pessoas às vezes caiem antes da imposição das mãos, ou quando vamos a passar e sem lhes tocar elas caiem, ou ainda vamos a caminho delas e já estão a cair, etc. e ficam no chão sem se mexerem e parece que estão no repouso mas se virmos estão com os olhos firmemente fechados, na queda muitas vezes foram arremessadas, etc. (há coisas que vamos vendo com a experiência (eu já rezei por milhares de pessoas possessas e muitas destas com demónios mudos). Eu recebo muitos emais do Brasil precisamente de pessoas que caíram e pensam que repousaram. Mas em mais de 95% dos casos elas não repousaram mas sim caíram por estarem possuídas pelo demónio por terem ido ao oculto a benzedeiras e sessões espíritas. Aliás elas já me tinham escrito precisamente porque ficavam sem paz, perturbadas, de cabeça pesada, etc. e por isso no seu intimo viam que aquilo não podia ser repouso no Espirito Santo. Em resumo: cair não significa apenas repouso. Para ser repouso tem que dar sempre frutos do Espírito Santo. As pessoas podem também cair possuídas pelo demónio. Só que há demónios mudos em que as pessoas não se mexem e dá a ideia que estão no repouso mas os sintomas são outros que são diferentes daqueles do repouso.
Qual a diferença de Batismo no Espirito Santo e Repouso no Espirito Santo?
O Batismo no Espírito Santo que eu prefiro dizer Efusão do Espírito Santo é uma manifestação do Espírito Santo que está dentro de nós. Essa semente que é o Espírito Santo foi colocada no dia do nosso batismo na nossa alma, mas muitas vezes não cresceu, não deu flor nem fruto. O Espírito Santo ficou como que adormecido porque nós o fomos atulhando com os nossos pecados. Podemos ter o Espírito Santo mas ele não estar ativo em nós. Como S. Paulo diz a Timóteo temos que reacender/reavivar esse Espírito. Ter o Espírito Santo é uma coisa, ter a unção e o poder do Espírito Santo é outra. E nós na Efusão vamos purificar-nos e despertá-Lo para gerar uma vida cristã renovada. Em cada Efusão vamos renovar o nosso batismo e ficar cheios do Amor de Deus como aconteceu em Pentecostes. A Efusão pode originar ou não o Repouso no Espírito. Mas para haver Repouso tem que haver Efusão. Além disso o cair nem sempre significa Repouso. O Repouso tem que dar sempre Frutos do Espírito Santo.
Porque existem pessoas que não repousam no Espírito Santo?
O Repouso é apenas um sinal. No meu livro Efusão e Repouso no Espírito Santo os dois primeiros testemunhos de leigos que apresento são precisamente de duas pessoas que não repousaram mas que foram curadas. Uma delas a Maria Albertina era bancária e tinha sido aposentada por uma junta médica por causa de manchas graves nos pulmões. E a Maria Albertina além de ter sido totalmente curada dessas manchas nos pulmões (e de ter deixado de fumar logo após a Efusão e de nem poder suportar o fumo; ela que era uma grande fumadora) teve uma grande cura interior – ela que era uma mulher muito triste, angustiada, sempre desconsolada, frustada etc. passou a ser muito alegre, com uma grande paz, sempre a rebentar de felicidade, anda sempre a cantar e a sorrir, etc.. O outro testemunho no meu livro é de uma jovem a Sandra Sortes de 34 anos que tinha uma depressão muito forte desde os 15 anos e para a qual tomava medicação que ia de ano para ano aumentando. Além da grande depressão como ela testemunha ela tinha medos, angústias, permanente mal estar psíquico e físico, etc. Na Efusão ela foi para a fila, eu impus-lhe a mão ela não caíu (ao contrário de 95% das pessoas que caíram/repousaram). Portanto ao contrário de quase todos os outros 95% ela não repousou, mas foi totalmente curada da depressão deixando de tomar medicação que já tomava há quase 20 anos, deixou de ter medos que a perseguiam desde muito pequena e ficou com uma paz interior muito grande que não conseguia explicar. Ambas andavam na Igreja, eram católicas praticantes mas nunca tinham ido a um retiro carismático. Nunca tinham experimentado o Fogo do Espirito Santo. Ambas descobriram uma Vida Nova que até aí não conheciam porque no fundo eram frequentadoras da Igreja. Em resumo a ação do Espírito na Efusão é revelada pelos frutos – paz, alegria, amor, oração, etc. O cair também pode ser repouso ou cair em transe (pessoas que andaram no oculto e que estão possessas). Nos meus retiros quando imponho as mãos muitas pessoas caiem no repouso mas outras caiem em transe (devido a terem andado no oculto ou terem abortado). Mas tenho outros testemunhos nos meus retiros de pessoas que não “caíram” mas que foram curadas interiormente ou fisicamente. A razão não sei (só Deus sabe) mas penso ser elas terem ainda obstáculos que impedem a Graça de Deus de chegar totalmente a elas. São pessoas que não se abandonam totalmente. Normalmente é o medo de caírem e por isso oferecem resistência e outras vezes é por virem sem motivação e de coração ainda não totalmente aberto; pessoas que não se abandonam totalmente. Mas o Espirito Santo às vezes está tão presente que atua na mesma e elas são curadas e libertadas.
Qualquer um pode ensinar como repousar e isso pode ser feito em casa?
Não se pode ensinar a repousar no Espírito porque isso vem de Deus e não de nós. Nós não somos nada. Tudo vem de Deus. O repouso é uma acção do Espírito Santo e nós somos apenas instrumentos de Deus facultando a nossa oração e mãos. As coisas de Deus são muito semelhantes às do demónio mas em sentidos opostos. As pessoas podem cair possessas (em transe) ou no Repouso no Espírito. E há uma grande diferença. O transe é sempre demoníaco e os sintomas são a pessoa ficar com a cabeça pesada, parece que levou uma paulada, parece que foi empurrada, etc.; não dá Paz. O repouso dá sempre frutos do Espírito Santo (Paz, Alegria, Amor). Nos meus retiros no Brasil muitas pessoas caiam possessas e não no repouso no Espírito. Só que as possessões são muitas vezes de demónios mudos e por isso pode parecer repouso mas não é. Eu explico a diferença nos meus retiros. E no meu livro Efusão e Repouso do Espírito Santo vem bem explicado o que é o Repouso no Espírito e os frutos do Espírito Santo que dá. E como as pessoas ficam após um Repouso. O livro tem vários testemunhos de várias pessoas (sacerdotes, religiosas e leigos) que repousaram. No meu livro “JESUS as Mãos que Curam” tenho também testemunhos de 16 vítimas do demónio porque andaram no oculto. Algumas delas também escrevem que repousaram quando eu lhes impus as mãos (eu respeitei o que escreveram no testemunho) mas na verdade elas caíram possessas e não no repouso. No Brasil por onde tenho pregado (Belo Horizonte, S. Paulo e Pará) há muitas pessoas que caiem possessas de demónios mudos e por isso para as pessoas menos informadas parece que estão a repousar mas não. Já me passaram pelas mãos centenas ou mesmo milhares de pessoas possessas nos 4 continentes e por isso vou ganhando alguma experiência a ver esses casos de possessão de demónios mudos. Como disse nesses casos parece que a pessoa está a repousar mas infelizmente não está. Recebo muitas cartas com dúvidas sobre esses casos aí do Brasil e depois de as pessoas dizerem os sintomas concluímos sempre que são possessões e as pessoas depois descobrem que foram aqui e acolá a locais do oculto muitas das vezes até levadas pelas mães quando eram pequenas (por exemplo no interior a benzedeiras; senhoras que rezavam).
O repouso no Espírito Santo é hipnose?
Toda a magia vem do maligno (Dt 18:10-12). A hipnose é resultado da influência de uma mente humana sobre outra. Na hipnose por controlo mental a pessoa fica sobre o domínio da pessoa que a hipnotizou, ou seja, a pessoa fica totalmente sobre a influência do hipnotizador fazendo tudo o que ele manda e só volta ao seu estado normal quando este lhe permitir. É o hipnotizador que estabelece quando o hipnotizado deve acordar do estado hipnótico. No Repouso no Espírito este pode ser interrompido em qualquer altura. Não depende de quem ministra a Efusão. Quando a pessoa hipnotizada “acorda” do estado hipnótico não se lembra de nada do que aconteceu e do que o hipnotizador lhe ordenou. A pessoa na hipnose perde a consciência de tudo o que se passa à sua volta. No Repouso no Espírito é completamente o contrário a pessoa está consciente de tudo o que se passa à sua volta. A pessoa fica sobre o controlo do Espírito Santo e lembra-se de tudo o que lhe aconteceu. Deus não tira a consciência a ninguém (o demónio sim). Além disso quando eu ministro a Efusão não permaneço ao pé da pessoa que entretanto caiu, ou seja não exerço qualquer controlo nela (ao contrário do hipnotizador que permanece junto do hipnotizado). O hipnotizador está sempre em contacto com a pessoa hipnotizada e esta obedece a tudo o que o hipnotizador lhe ordena . O hipnotizador é que determina o que a pessoa hipnotizada vai fazer e esta parece um robot nas suas mãos. O que se passa com a hipnose é o mesmo que se passa com pessoas possessas de demónios mudos que “caiem” em transe e perdem a consciência de tudo o que se passa à sua volta (muitos confundem isto com Repouso no Espírito porque a pessoa não se mexe). Além disso há outros sintomas como os olhos firmemente fechados ou revirados nas pessoas hipnotizadas e possessas de demónios mudos, enquanto no Repouso no Espírito muitas vezes as pessoas estão a mexer as pestanas ou a pestanejar. Para concluir: o Repouso no Espírito como qualquer ação de Deus dá sempre frutos do Espírito Santo (Gl 5:22-23) enquanto as do demónio dão outros sintomas (cansadas, doridas, etc.). No Repouso ficam em Paz, frescas, leves, etc.